A Cigarra e a Formiga na era Digital

Esta é uma história baseada em fatos reais, seus personagens e lugares são fictícios a fim de proteger as identidades. E claro, não quero aqui chamar ninguém de inseto, é somente um modo engraçado que encontrei para contar uma história, espero que gostem e usufruam da dica que deixei para cada personagem.

Na cidade da Insetolândia, a cigarra e a formiga estavam super felizes e extremamente empolgadas, pois elas tinham sido contratadas para trabalhar na Fantástica Fábrica de Chocolate e não viam a hora de começar.

No seu primeiro dia de emprego, estavam realmente encantadas com todas aquelas máquinas e com o cheiro gostoso que saiam delas.

Estavam bonitas e perfumadas com sua nova farda, crachá e cheio de gás para colocar a mão na massa e trabalhar com seus novos colegas e chefes.

Vários meses se passaram, e a cigarra e a formiga estavam se dando super bem no seu novo emprego. Já tinham sido aprovadas no contrato de 90 dias de experiência, já tinham recebido novos cargos e até um aumento de salário. Não tinham muito a reclamar, estavam realmente felizes e estavam confiantes de que tinham encontrado o emprego certo para ficar quem sabe até se aposentar.

Cigarra e a Formiga-renda extra

UMA RENDA EXTRA

Certo dia, em casa de folga a formiga encontrou na internet um anúncio que dizia ser possível ganhar dinheiro na internet, abrindo um negócio online e assim obtendo uma renda extra.

Um pouco cética, clicou para saber um pouco mais sobre aquilo. Viu os vídeos, leu os artigos e no fundo achou aquilo realmente interessante, salvou nos favoritos para rever um pouco mais tarde e saber mais detalhes.

No dia seguinte, no trabalho quis compartilhar aquilo com a amiga cigarra e falou:

– Amiga cigarra, olha o que eu encontrei na Internet, um anúncio que diz como podemos abrir um negócio online e obter uma renda extra, mesmo trabalhando aqui na fábrica. Pelo menos se um dia ficarmos desempregadas não estaremos tão mal assim.

A cigarra olhou, re-olhou e deu mais uma olhada, balançou a cabeça negativamente e com um pequeno sorriso no rosto virou para a amiga formiga e disse:

– Amiga formiga, deixe disso, este cidadão que colocou esse anúncio na internet quer somente vender o produto dele e roubar o seu dinheiro. E mais, estamos mais seguras aqui na fábrica, temos nosso INSS, FGTS, seguro saúde e todos os nossos direitos. Não há o que se preocupar, nosso patrão é dez, porque iriamos ficar desempregadas?

Séria, a formiga fez um sinal de positivo e elas voltaram a trabalhar. E a formiga não tocou mais sobre aquele assunto com a cigarra.

Cigarra e a Formiga-plano b

O PLANO B

Nos meses que se seguiram a formiga estudou mais sobre como abrir um negócio online e procurou ter um plano B.

Assim que chegava em casa ela pesquisava artigos sobre como ganhar dinheiro com blogs.

Quando podia até no trabalho ela via vídeos de como ganhar dinheiro com vídeos.

A formiga investiu em cursos online, livros, ebooks, palestras online, eventos, congressos online e offline, seminários e tutoriais.

A cada coisa que ela aprendia ela colocava em prática. Então criou blogs, fan pages, adquiriu as ferramentas de E-mail Marketing, plugins, páginas de captura/vendas e criou sua conta nos sistemas de recebimento/pagamento on-line.

Após 9 meses de intenso trabalho, os seus resultados começaram a aparecer. Era a prova de que ela precisava para ter a certeza de que aquilo funcionava e de que estava no caminho certo.

A meta da pequena formiga agora era conseguir ganhar o mesmo que ganhava no trabalho ou mais para poder assim sair dele e viver somente com os seus projetos na internet.

Cigarra e a Formiga-a grande crise

A GRANDE CRISE

Tempos mais tarde uma grande crise se abateu na cidade de Insetolândia, isso fez com que várias empresas dispensassem seus empregados, inclusive a Fantástica Fábrica de Chocolate que a cigarra e a formiga trabalhavam.

E num dia quente de verão, no fim do expediente o presidente da empresa chamou todos os funcionários no pátio e disse que era necessário reduzir custos e demitir 30% do pessoal. E mais tarde a cigarra e a formiga ficaram sabendo que estavam incluídas nesses 30%.

A cigarra entrou em desespero e começou a se humilhar para o chefe:

– Meu chefe como o senhor pode fazer isso comigo? Eu que faço tudo pelo senhor e pela empresa. Trabalho dia e noite, faço hora extra, sábado, domingo e feriado. O senhor não pode me deixar na mão. Tenho muita coisa para pagar ainda, tava contando com a férias para viajar. Agora vou ter que me preocupar para procurar outro emprego. Com tanta gente ai que fica a todo momento doente, faltando trabalho. Se atrasando para o serviço. Que fica cochilando ou até passando a mais na hora do almoço o senhor vai tirar logo a mim? Pelo amor de Deus eu te imploro…

Mas não teve jeito, teve que pegar a sua carta de demissão e sair com o rabo entre as pernas.

Já a formiga não, tranquila pegou a sua carta de demissão e pensou:

– Bom pelo menos agora vou ter mais tempo para focar de vez nos meus negócios on-line.

No dia seguinte a cigarra foi a casa da formiga para que junto com ela fosse procurar um novo emprego:

– Vamos amiga formiga, você não quer ir junto comigo procurar um novo emprego, veja, já até preparei meu currículo e vou tentar a sorte na Grande Fábrica de Cookies em Insectopia.

Sorrindo a formiga respondeu:

– Não amiga cigarra, obrigado, já estou a fazer dinheiro na internet com meus negócios online.

– Ah, aquele negócio de trabalho em casa né, é eu vi você postando alguma coisa lá no facebook. – disse a cigarra com ar de indiferença.

– É isso ai. Sangue no olho e empreendedorismo na veia…rs! – confirmou a formiga.

– Ok, então. Se você encontrar algum trabalho com carteira assinada, você me chama então. – disse a cigarra, se despedindo com um abraço na formiga.

A formiga despediu-se da cigarra e a viu indo embora dobrando a esquina, com um envelope na mão contendo o seu currículo. Foi a última vez que a formiga viu a cigarra e nunca mais teve notícias dela.

E VOCÊ É UMA CIGARRA OU UMA FORMIGA?

Se você escolheu ser uma cigarra, por favor, cadastre-se pelo menos no www.linkedin.com, pois tem muita gente…ops! Tem muita cigarra que acha que o Linkedin é só mais uma rede social. Muito pelo contrário, ela é a maior rede profissional do mundo. Você entra, se cadastra e faz o seu currículo. Lá você compartilha ideias, descobre oportunidades e mantem-se informado sobre as movimentações da indústria. Eu mesmo já fui contactado por lá para trabalhar em uma empresa. Então não perca tempo OK?! Atualize-se.

Agora caso você tenha escolhido ser uma formiga, com certeza você vai querer saber mais sobre A Droga do Trabalho em Casa ==> Sou Uma Formiga e Quero Saber Mais!

João “Formiga” Barreto

Author: João Barreto

João Barreto é o fundador e editor do blog Autônomo na WEB! Conheceu o Marketing Digital em 2013, o que lhe proporcionou um ganho de renda extra. Após ser demitido do seu emprego em 2014, resolveu ser autônomo e fazer dinheiro através dos seus projetos na internet. É de Salvador/BA. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Ruy Barbosa. Viciado em Games desde pequeno, gosta também de Natação, Karatê, Corrida e de viajar e conhecer esse mundo que não parece, mas é pequeno! ;)

Share This Post On

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: